Motor de partida princípios básicos de funcionamento


Seja um especialista em Hot Rods

Motor de partida

Olá! Tudo bem? Motor de partida princípios básicos de funcionamento, esse será o assunto que iremos abordar neste post! Vamos lá então!

Motor de partida automotivo funcionamento

O motor de partida ou (Motor de arranque) tem a função de fazer girar o motor a combustão do veiculo, para que o mesmo entre em funcionamento.

No momento em que a chave de ignição é colocada na posição partida (start) é enviado uma correte elétrica para o automático do motor de partida, nisto ocorre dois fatores:

# Primeiro: No momento em que a corrente elétrica chega ao (terminal +) do automático ou (chave magnética) do motor de partida, a mesma forma um campo magnético, atraindo o cilindro metálico na qual aciona a alavanca engrenando o pinhão do impulsor, na cremalheira do volante do motor.

Motor de partidaMotor de partida (2)

# Segundo: Quando o cilindro metálico é atraído para trás devido à formação do campo magnético o mesmo fecha contato, fazendo desta forma com que a corrente elétrica alimente a bobina de campo, produzindo o campo magnético necessário para fazer o induzido girar. Observação: O negativo no caso é a própria carcaça do motor de partida.

Motor de partida (5)

Principais componentes do motor de partida

Os principais componentes do motor de partida são:




Motor de partida (6)# Induzido

# Chave magnética

# Impulsor

# Bobina de campo e Carcaça polar

# Porta escovas

Induzido

É a peça responsável pela rotação do motor de partida. Quando a corrente elétrica circula pelas bobinas de campo, carcaça polar imantada e pelas espiras do induzido, a mesma gera um campo magnético de repulsão, que resulta em um movimento giratório.

Motor de partida (7)

Chave Magnética (Automático)

É a peça responsável por permitir a passagem da corrente elétrica da bateria para as bobinas de campo e induzido. Esta peça tem duas funções:

# Converte a energia elétrica em energia mecânica avançando o pinhão do impulsor para engrenar na cremalheira do volante do motor.

# Elétrica; funciona como relé (chave) permitindo a passagem da corrente elétrica para as bobinas de campo, induzido e porta-escovas.

Motor de partida (2)

Impulsor

É a peça responsável por engrenar o pinhão do impulsor na cremalheira do volante do motor, fazendo o motor do veiculo girar para que o mesmo possa entrar em funcionamento.

Quando o motor do veiculo ultrapassa a velocidade do motor de partida, o dispositivo de roda livre do impulsor permite que o pinhão rode livremente, evitando a quebra do pinhão, queima do induzido e danos gerais ao motor de partida.

Motor de partida (3)

Bobina de campo e Carcaça polar




A bobina de campo, na qual é construída em cobre ou alumínio, produz o campo magnético necessário para movimentar o induzido.

O campo magnético atua diretamente no induzido, produzindo o movimento de rotação.

A carcaça polar tem a mesma função da bobina de campo, porém possui ímãs permanentes fixados em sua carcaça.

Motor de partida (4)

Porta-escovas

Quando é dada a partida no motor, a corrente elétrica da bateria precisa chegar à bobina de campo e ao induzido para produzir o movimento de rotação na qual aciona o motor do veiculo.

Para que a corrente possa chegar até o induzido, antes ela passa pelas escovas de carvão que estão soldadas nos porta-escovas.

Motor de partida (5)

Fique com o vídeo abaixo e reforce o que foi dito aqui. Observação Vídeo criado pelo professor Melsi Maran – Mecânica de automóvel

Chegamos ao final deste post! Fique com Deus e ate a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *