Óleo do motor saiba a sua importância

Olá tudo bem? Hoje iremos falar um pouco sobre o Óleo do motor, entender um pouco sobre os tipos e a sua importância no motor!

Seja um especialista em Hot Rods

Óleo do motor

Óleo do motor saiba a sua importânciaO óleo do motor tem como função impedir o desgaste das superfícies metálicas do motor, criando uma película ou (filme) de óleo entre elas. O óleo também é responsável por dispersar o calor e reduzir o atrito protegendo o motor.

Além disso, um lubrificante de qualidade previne o acúmulo e o depósito de partículas de sujeira conhecidas como criação de borras no motor. O óleo ainda protege contra oxidação, minimizando os ácidos que podem causar corrosão.

 

Viscosidade do óleo do motor




Quando você ouvir falar em viscosidade do óleo do motor, esse termo refere-se à medida da espessura do fluido ou a resistência para fluir. Por exemplo, o mel é grosso e a água é fina, assim o mel tem uma viscosidade maior do que a água. A viscosidade do óleo precisa se adequar às temperaturas ambientes corretas. Se estiver muito grosso quando o motor estiver frio, ele não se movimentará pelo motor. E se ele se tornar muito fino quando o motor estiver quente, não dará a proteção certa para as partes do motor.

Óleo do motor mineral, sintético e semissintético:

Óleo do motor mineral

O óleo mineral ou de base mineral refere-se ao processo de obtenção dos óleos básicos, que será determinante para classificá-lo como de base mineral ou de base sintética, em resumo trata-se de óleos básicos que são obtidos da separação de componentes do petróleo, no seu processo de refino.

Óleo do motor sintético

Ao contrario do mineral o óleo sintético é mais elaborado e mantem a viscosidade constante, independente da temperatura de funcionamento do motor. Com essa característica a tendência é não carbonizar o motor. O lado ruim é o preço, mais elevado. Para utilizar esse tipo de óleo é bom calcular o custo/benefício. Se você utiliza bastante o carro e roda muitos quilômetros, o óleo sintético compensa, pois a troca é mais estendida.

Veja na figura abaixo o exemplo de motor carbonizado ou com formação de borra

Óleo do motor, criação de borra no motor

Óleo do motor semissintético

O óleo do tipo semissintético é aquele que mistura a base sintética com a mineral.

Os óleos semissintéticos, empregam mistura em proporções variáveis de básicos minerais e sintéticos, buscando reunir as melhores propriedades de cada tipo, associando a otimização de custo, uma vez que as matérias-primas sintéticas possuem custo mais elevado do que aquelas de base mineral.

Sigla na embalagem do óleo do motor





Como exemplo vamos utilizar a sigla 15w40, neste caso o 15w significa a viscosidade com o motor frio no momento em que o mesmo entra em funcionamento, quanto menor for esse numero mais fino será o óleo. Já o 40 indica a viscosidade em regime de trabalho, ou seja, em altas temperaturas. Quanto maior o número mais grosso será o óleo e menor será o atrito entre as partes móveis do motor.

Consulte sempre o manual do veiculo pra saber qual óleo você deve utilizar no motor do seu carro! Caso você não possua o manual do veiculo consulte este aplicativo que é uma verdadeira mão na roda Shell Lubematch.

Chegamos ao final deste tópico, espero que as informações aqui apresentada te ajudem de alguma forma! Fique com Deus e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *