Superaquecimento no Peugeot 206 1.4 8v flex

Olá tudo bem? Hoje eu vou esta comentando sobre o procedimento que eu utilizei pra diagnóstica e resolver o defeito de superaquecimento no Peugeot 206 1.4 8v flex! Vamos lá então!

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Superaquecimento no Peugeot 206 1.4 8v flex diagnóstico

Bom pessoal no momento em que ocorreu o defeito de superaquecimento no Peugeot 206 1.4 8v flex, eu percebi que a mangueira superior do radiador estava quente, já a mangueira inferior totalmente fria! Isto quer dizer que a água do sistema de arrefecimento não estava circulando dentro do motor. Notei que o reservatório d`água do radiador estava vazio cabendo 2 litros de água! Após abastecer o reservatório, notei a presença de vazamento d`água na parte dianteira do motor.

Mangueira Superior e Inferior do RadiadorSuperaquecimento no Peugeot 206 1.4 8v flex (2)Superaquecimento no Peugeot 206 1.4 8v flex (3)

Identificando o vazamento d`água no sistema




Após remover a capa de proteção da correia dentada, constatei que o vazamento era no selo de vedação do cabeçote do motor! Como eu tinha que desmontar a correia dentada pra substituir o selo, eu aproveitei e removi a bomba d`água, pra fazer uma verificação visual em seu estado e constatei que a mesma estava danificada com duas palheta quebrada.

Selo do cabeçote com vazamentoSelo do cabeçote com vazamento (2)Selo do cabeçote com vazamento (3)Bomba d´água com defeito quebrada duas palheta

Dicas sobre as ferramentas utilizadas pra colocar o motor no ponto

Ferramentas utilizadas pra fazer a fasagem do motorBom pessoal pra eu conseguir chegar ate o selo do cabeçote, tive que remover a correia dentada do motor! Como eu não tinha as ferramentas utilizadas pra fazer a fasagem ou sincronismo da correia dentada eu improvisei utilizando um parafuso 8mm e uma chave allen 5,5mm fixada na ponta de uma chave Philips!

Substituindo as peças defeituosas

Selo novo e bomba nova

Após eu ter substituído as peças defeituosas que estavam ocasionando o superaquecimento no Peugeot 206 1.4 8v flex, eu aproveitei e substituir a correia dentada e o tensor pois as mesma já tinham rodado 50.000 km.

Dicas de montagem da correia dentada

A fasagem ou sincronismo no motor do Peugeot 206 1.4 e bem simples! Basta você colocar o pino de fasagem no furo da polia do comando de válvula ate o furo existente no cabeçote do motor e o outro pino no furo da carcaça do bloco do motor com o furo existente no volante do motor.

Fasagem do comandoFasagem do comando (2)Fasagem do volante do motor (2)Fasagem do volante do motor (3)

Observação: Após ter montado a correia dentada, de duas volta e verifique novamente a fasagem do motor.

Dicas sobre o tensor da correia dentada




Estando a correia dentada montada, deixe a seta de indicação do tensionamento da correia apontada para o rasgo, conforme mostra a figura abaixo:

Tensionamento da Correia DentadaTensionamento da Correia Dentada (2)

Dicas sobre limpeza no sistema de arrefecimento do motor e sangria do sistema

Após a montagem do conjunto de correia do motor, chegou a hora de realizar a limpeza no sistema de arrefecimento, no caso este procedimento é realizado em duas etapas:

Limpeza e sangria do sistema de arrefecimento e depois a colocação do aditivo à base de monoetilenoglicol no sistema.

Limpeza e sangria do sistema de arrefecimento

Com a finalidade de evitar o superaquecimento no Peugeot 206 e também à degradação das peças do sistema de arrefecimento é recomendado realizar uma limpeza no sistema de arrefecimento a cada 30.000 km.

Existe nos modelos Peugeot 206 1.4 duas válvula de sangria conforme mostra nas figuras abaixo, porém eu evito mexer nestas válvulas, pois elas costumam apresentar vazamento depois.

Valvula de sangria do sistema arrefecimento do Peugeot 206Valvula de sangria do sistema arrefecimento do Peugeot 206 (2)

Eu prefiro realizar este procedimento da seguinte forma:

– Estando o motor do veiculo desligado eu removo o sensor de temperatura do motor e solto a mangueira de retorno do reservatório de expansão do radiador.

Retiro o sensor de temperatura pra fazer a sangria do sistema de arrefecimento do PeugeotMangueira de retorno do reservatório de expansão

– Ligo uma mangueira d`água dentro do reservatório e deixo fazer toda limpeza trocando a água suja pela água limpa e automaticamente tirando todo ar do sistema!

Mangueira d`água ligada dentro do reservatório de expansão

– Agora eu instalo novamente o sensor de temperatura e deixo a mangueira d`água ligada e dou partida no veiculo deixando funcionar ate a válvula termostática abrir.

Instalando o sensor de temperatura do motor

– Após a válvula ter abrido eu desligo o motor do veiculo e retiro a mangueira d`água e deixo baixar a água do reservatório.

Colocação do aditivo a base de monoetilenoglicol e finalizando o trabalho




Após ter realizado os procedimentos acima apresentado, chegou a hora de colocar o aditivo no sistema de arrefecimento deixando na indicação máxima, neste momento eu instalo novamente a mangueira de retorno do reservatório e coloco a tampa! Agora é só da partida no veiculo e ficar de olho na temperatura do motor, ate que o eletro ventilador ou ventoinha dispare duas vezes.

Colocando aditivo no sistema de arrefecimento do Peugeot

Observação: No caso a temperatura fica em torno de 90ºC a 95ºC, estando dentro deste parâmetro significa que correu tudo bem.

Temperatura ideal de trabalho do Peugeot 206

Assista ao vídeo abaixo e reforce ainda mais o que foi comentado aqui.

 

Chegamos ao final desta batalha! Espero que as informações aqui apresentadas te ajudem de alguma forma! Fique com Deus e até a próxima!.

 

 

 

16 Comentários

  1. Paulo Henrique da Silva Vaz

    Bacana ,ótima dica…

    • Valeu! Muito obrigado pela visita amigão…Em breve novas postagem muito bacana!

    • Juarez

      Show de bola esse seu video! So queria que vc tirasse uma duvida! Eu troquei a água do radiador do meu peugeout 206 sw 1.4 8v! Mais a temperatura só foi ate 75 e quando ligou a ventoinha baixou até 50! Ai te pergunto! Ta normal? Ou nao!

      • Olá..Obrigado pela visita! Respondendo a sua pergunta o que não pode é a temperatura subir! Mas procure um técnico qualificado e faça uma leitura da temperatura com auxilio de um aparelho scanner automotivo e veja se tem diferença nas leitura! Caso a diferença seja muito diferente poder ser que o painel esteja descalibrado o ponteiro.

  2. beto

    muito bom,tem que seguir pra evitar problemas futuros

  3. Maelson

    Opa boa noite gostei muito do site, muito bem organizado, sua aula de como trocar a bomba dagua e Correia foi ótimo consegui fazer tranquilo no meu Peugeot 206 1.6 8V, só tenho uma pergunta eu troquei a válvula termostatica,bomba dagua,e o líquido de arrefecimento mas reparo que quando rodo com o carro sem acender a iluminação o ponteiro de temperatura fica nos 90 Max 95 graus, mas quando eu ligo a lanterna o ponteiro sobe quase no máximo ou fica entra 100 e 110 graus e quando desligo a iluminação o ponteiro volta prós 90 mas a ventoinha fica normal armando e desarmando…. Com ou sem a iluminação a única alteração e que o ponteiro sobe quando ligo as luzes e baixa quando apago elas. Tem noção de o que possa ser ou o sr. Já viu isso antes? obrigado.

    • Olá boa noite…Neste caso amigão você terá que procurar um profissional qualificado e fazer um pente fino no sistema eletrônico de acionamento do eletro ventilador ou (ventoinha), eu particularmente nunca peguei um defeito semelhante, só fazendo teste pra ter uma noção o que pode ser! Só que não ta difícil de resolver pois como você relatou e só ligar o farol que a temperatura sobe. Relata certinho o problema pra um profissional qualificado de sua confiança que ajudara muito no diagnóstico! Obrigado pela visita e ate a próxima.

  4. Igor

    Bom dia
    Tenho um peugeot 1.4 gasolina ano 2005 , tô o mesmo problema , rodo com carro , o carro começa a subir o ponteiro , informando que o carro está aquecendo , mais o radiador permanece frio , a ventoinha acionar normal, aparentemente. Não. Está vazando nada .

    • Boa noite amigão! Neste caso é bem provável que tenha algum problema sim! Pois o radiador tem que acompanhar a temperatura do motor, caso contrario tem algo errado! Eu sugiro que vc procure um profissional qualificado pra fazer tal diagnóstico! Ate a próxima!

  5. Maelson

    O meu era problema no alternador, ele não tava gerando a carga suficiente, aí durante a noite quando ligava a iluminação farou e lanterna, e quando ligava a ventoinha o carro ficava estranho com a temperatura alta mas fiz a troca do alternador o carro voltou a ficar com a temperatura normal 70/90 *,mas antes eu troquei líquido de arrefecimento, válvula termostatica, o sensor marrom que controla a ventoinha, o sensor azul que informa a temperatura no painel do carro a tampa do reservatório e também troquei o radiador, o carro durante o dia demorava mais a aquecer e com o ar condicionado ligado tb e a voltagem dava 12.34V e as vezes 13.88V os 13.88 e o normal indica que o alternador está carregando. Boa sorte

  6. Fabrício

    Tô com um problema parecido, meu peugeot 206 1.4 estava sumindo a água sem rastros, já foi trocado válvula termostatica, o medidor de temperatura e o carro fica entre 90 e 100* e a água baixando aos poucos… agora o mecânico vai trocar o radiador, disse que está todo soldado e a água deve estar saindo pela tampa, o que é estranho que a segunda ventoinha não está ativando, ESTÁ TIRANDO MEU SONO!

    • Fique atento que as vezes pode tá vazando água pra dentro dos cilindros do motor! O seu mecânico tem que saber realizar esse tipo de teste! Boa sorte amigão!

  7. Guilherme

    Boa tarde,

    O meu Peugeot 206 SW 1.4 8V está vazando no sensor de temperatura, o mecânico disse que precisava refazer a rosca e foi feito isso, porém o vazamento continua. Sabe me dizer como resolver isso?

    • Opá…Blza amigão? No caso quando eu percebo vazamento no sensor de temperatura neste tipo de motor, eu recomendo ao meu cliente, fazer a substituição do sensor juntamente com a caixa d`agua. Verifique se o vazamento continua no mesmo local e faça a substituição do componente danificado! O profissional automotivo tem que estar apto a diagnosticar esse tipo de defeito! Se necessário procure uma outra oficina qualificada! Espero ter ajudado, qualquer dúvida estamos a disposição! Um forte abraço.

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