Trocar a correia dentada do motor Peugeot Citroen 1.6 16v

Olá tudo bem? Nesta postagem eu estarei comentando sobre como trocar a correia dentada do motor Peugeot Citroen 1.6 16v! Vamos lá então!

Trocar a correia dentada do motor Peugeot Citroen 1.6 16v

Bom pessoal esta tarefa sobre como trocar a correia dentada do motor Peugeot Citroen 1.6 16v é bem tranquila! Basta ficar atento no momento em que é colocado o motor no ponto ( fasagem correta). 




Neste caso eu vou estar realizando esta operação em um Citroen Picasso motor TUJP4 1.6 16v, este motor é o mesmo que equipa alguns modelos Peugeot. Após ter colocado o veiculo no elevador eu retirei a roda dianteira lado direito, removi o para barro e a proteção da correia externa do motor!

Trocar a correia dentada do motor Peugeot Citroen 1.6 16v

 

 

Em seguida eu retirei a correia de acessórios e na sequencia a polia externa do virabrequim! Depois deixei o motor apoiado sobre um cavalete e removi o coxim do motor junto com o suporte! Feito isto eu removi a tampa protetora da correia dentada.

Estando a correia dentada a vista, eu coloquei o motor no ponto antes de remover a correia dentada! Com o auxilio das ferramentas de fasagem ou pinagem eu deixei o motor no sincronismo correto!

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Obs: Esta fasagem é feita da seguinte forma: Gire o virabrequim ate que as duas polias do comando de válvula fique com os furos de fasagem alinhado com os furos existentes no cabeçote! Neste momento observe que o rasgo existente no virabrequim fique pra baixo marcando aproximadamente 06 horas.

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Neste momento trave o virabrequim com auxilio da ferramenta encaixando a mesma no furo existente no bloco do motor atrás do filtro de óleo! Estando o motor no ponto é só remover a correia dentada e substituir a mesma juntamente com o tensor.

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 Montagem da correia nova

Fique atento somente na hora da montagem da correia dentada nova, obedeça a sequencia de montagem conforme mostra na figura abaixo e sempre faça esta montagem da direita pra esquerda, deixando a mesma chegar no tensor móvel por ultimo.

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Detalhe fique também atento com o sentido de tensionamento que neste caso é mover o tensor com auxilio de uma chave allen 06 mm sempre pra esquerda ate coincidir a seta indicadora de tensão na posição correta, conforme mostra a figura abaixo!

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Após ter montado e tensionado a correia dentada nova! De duas voltas no virabrequim e verifique se o motor ficou no ponto certinho! Estando tudo certo é só fazer a montagem dos demais componentes e funcionar o veiculo!

Chegamos ao final desta postagem! Veja o vídeo abaixo e reforce ainda mais o que foi comentado aqui! Fique com Deus e ate a próxima!.

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